Bosque dos Jequitibás em Campinas, um oásis urbano
- Celso Negrão
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
Ë um verdadeiro tesouro ecológico no coração de Campinas o Bosque dos Jequitibás, 340 mil m2 é um refúgio de paz e tranquilidade, contrastando com o stress da cidade. O visitante desfruta da natureza, de um espaço de lazer, consciência ambiental, conserva a biodiversidade natural e convive em harmonia com a cidade.
O bosque foi inaugurado em 1966, com o objetivo de preservar uma área de mata nativa remanescente da Mata Atlântica na região que resistiu ao avanço da urbanização. Seu nome é uma homenagem às imponentes árvores de jequitibá-rosa que dominavam a paisagem naquele local, algumas delas com mais de 300 anos de idade, hoje ele é uma importante referência na história ecológica e cultural de Campinas.

O bosque oferece uma variedade de atrações para visitantes, uma delas é Lago dos Patos, ele é artificial é foi construir para observar diversas espécies de aves aquáticas.
O visitante não pode perder o Museu de História Natural, lá ele encontra o Aquário e a Casa dos Animais com espécimes vivos de peixes, répteis, anfíbios e invertebrados.

Recentemente as trilhas foram revitalizadas e criaram espaços para atividades culturais e programas educativos para a educação da sustentabilidade, com o objetivo de melhorar a experiência dos visitantes, mas também reforçar o compromisso da cidade com a preservação ambiental e a educação ecológica.

O Bosque tem um mini zoológico que tem onça pintada, macaco, hipopótamo, leão e aves para as crianças e adultos apreciarem.

A presença deste oásis urbano também promove a conscientização ambiental, incentiva a população a valorizar e proteger os recursos naturais.
O bosque atrai turistas que procuram estar mais próximo da natureza e contribui para o turismo local e para a economia da cidade. Ele é mais do que um simples parque é convivência que os visitantes experimentam um pouco a natureza na cidade.










Comentários