Museu Prudente de Moraes colabora na criação de espaço de memória em Mairinque
- Celso Negrão
- 28 de abr.
- 2 min de leitura
Parceria fortalece o acesso à cultura e homenageia o primeiro presidente civil do Brasil; espaço fica em fazenda que era da família Moraes Barros
A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Museu Prudente de Moraes, participou da criação de um espaço de memória dedicado a Prudente de Moraes, primeiro presidente civil eleito no Brasil.
A inauguração aconteceu na última quinta-feira, 24/04, na Fazenda Dona Catarina, localizada em Mairinque (SP).

A Fazenda Dona Catarina, antiga sesmaria com mais de 150 anos de história, é um marco na trajetória brasileira. Nomeada em homenagem a Catarina Maria de Moraes, mãe de Prudente de Moraes, a propriedade pertenceu à família Moraes Barros no século XIX. Atualmente, abriga um palacete do período e é utilizada para eventos corporativos, sociais e culturais, consolidando-se como um elo entre passado e presente.

A parceria teve início no segundo semestre de 2024, quando a empresária Renata Vidigal procurou o Museu Prudente de Moraes para estruturar um espaço dedicado à memória do presidente e de sua família. O Museu colaborou fornecendo imagens, documentos e fotografias de seu acervo, que foram incorporados à expografia desenvolvida sob curadoria de Allan Yzumizawa, e a pesquisa histórica que fundamenta o projeto foi conduzida pelo historiador Maurício Beraldo.

Segundo Maurício Beraldo, historiador do Museu Prudente de Moraes, "o espaço dedicado a Prudente de Moraes e família é de extrema importância, pois auxilia no fortalecimento da história do primeiro presidente civil do Brasil e da República Brasileira. Além disso, colabora para divulgar a coleção de objetos e imagens do presidente, pertencentes ao acervo do Museu Prudente de Moraes".
A assessora Ana Torrejais, mestre em História Social e especialista em Museologia, também destacou a relevância da iniciativa:
"A parceria consistiu em implantar um espaço de memória em um dos edifícios anexos da Fazenda, ressaltando a vida pessoal e familiar de Prudente de Moraes, uma vez que aquelas terras pertenceram à sua mãe, Dona Catarina. A expografia foi desenvolvida com base em objetos pessoais de Prudente de Moraes atualmente expostos no museu, que foram fotografados, legendados e incorporados ao novo espaço. Nosso objetivo é ampliar a missão do Museu Prudente de Moraes, levando educação patrimonial a novos públicos e possibilitando que crianças, em especial, conheçam mais sobre os princípios da Primeira República e a construção dos valores democráticos no Brasil".
Essa parceria integra a missão do Museu Prudente de Moraes de ampliar o acesso da população ao patrimônio histórico, promovendo a educação patrimonial e fortalecendo os valores democráticos construídos desde a Primeira República.
Reforça ainda a importância de ações conjuntas entre o poder público e a iniciativa privada para valorizar a cultura e preservar a história para as futuras gerações.




Comentários