Socorro sediou o V Fórum Turismo da ABRAJET
- Celso Negrão
- 2 de jul.
- 3 min de leitura
E a reunião nacional do Conselho da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
No último dia 27 de junho a cidade de Socorro, no circuito das águas, no Estado de São Paulo, sediou o V Fórum Turismo da Abrajet, bem como realizou a reunião dos membros do conselho nacional da entidade, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, o Portal VeroMídia e o Portal VeroTour foram convidados para o evento.

O tema central do Fórum será “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo” e nele foram abordados os seguintes temas:

Na palestra do Sr. Bruno Omori, Presidente do IDT-CEMA, reconhecido nacionalmente por sua atuação em políticas públicas e inovação no turismo, abordou o cenário mundial do turismo, e o número de turistas que viajaram em 2019 foi de 1,5 bilhões, em 2024 passou para 1,8 bilhões de turista, isso aumentou a receita em 200 bilhões de dólares americanos passando para US$ 2 trilhões anual no mundo. Isso representa 10% do PIB mundial e mostra o potencial do turismo que o Brasil possui.

Na palestra, da Sra. Isa Arnour, Presidente da ABRAJET-PA e imortal da Academia Paraense de Jornalistas, apresentou a importância de se valorizar a cultura local do destino, como saber quem fez determinado prato e as experiências que essa pessoa tem de fazê-lo, a origem do prato e assim por diante, depois valorizar as atrações naturais ou construtivas e usar a pessoas e profissionais que influenciem na divulgação às pessoas.

Posteriormente, na palestra do Sr. Gilberto José Pacheco, CEO da MWWay e especializado em tecnologia da informação na área de turismo, abordou a mudança no comportamento do consumidor de turismo devido à web, redes sociais e inteligência artificial, visto que agora o cliente, lê, escreve, copia, cola, fotografa, filma e se conecta simultaneamente à sua experiência turística. O ser humano saiu da leitura passiva para comunicação ativa. E em relação à IA, os profissionais de jornalismo devem vestir a IA ao invés de apenas usá-la.

Por último, foi a palestra proferida pela Sra. Miriam Petrone, jornalista, presidente da ABRAJET-SP, ex-presidente nacional da entidade e ex-presidente da FIPETUR, com destacada atuação internacional em defesa da promoção turística, abordando que quem não divulga, não atrai turista. Ela reforçou a importância da união entre o público e o privado, construírem estratégias de comunicação conjunta em materiais publicitários, e, também, realizarem “presstrip” com a mídia especializada para divulgarem o destino turístico. Um caso de grande sucesso foi a cidade de Brotas que mudou de patamar de 13 anos para cá, ou Canela que estrategicamente se uniu à Gramado para ampliarem a oferta turística.
É preciso que o Poder Público e o Privado tenham em mente que a cada R$ 1,00 investido em Turismo, de qualquer natureza, gera R$ 7,00 de retorno segundo a WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo). Isso fortalece a economia e aumenta a autoestima dos cidadãos do município.
É preciso entender que o Brasil ainda tem um enorme potencial de mercado no turismo inexplorado. O país teve um aumento no turismo externo com 6,65 milhões de visitantes estrangeiros e um faturamento de US$ 8,1 bilhões. E o turismo interno também registrou um aumento significativo, com um recorde histórico de US$ 38 bilhões faturados, num total estimado em US$ 46 bilhões, mas se compararmos com os EUA que fatura US$ 220 bilhões, somos peixe pequeno no mercado. Mas para isso, é precisar divulgar muito os maravilhosos destinos que o país possui.
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