O Caminho do Queijo Artesanal Paulista
- Celso Negrão
- 19 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
Uma rota vibrante e diversificada, homenageando a
rica tradição e inovação dos queijos artesanais em São Paulo.

Iniciado em 2017, este projeto se propõe a destacar a qualidade excepcional e a singularidade dos queijos da região, estimulando o turismo rural e aproximando consumidores e produtores. A rota engloba uma variedade de queijarias e produtores, cada um com suas especialidades únicas e tradições.
Cada cidade ao longo do Caminho do Queijo Artesanal Paulista traz sua tradição e inovação para a mesa.
Falaremos dos destaques de cada queijaria artesanal paulista e suas especialidades e começaremos pela Fazenda Atalaia na cidade de Amparo.

Fazenda histórica do século XIX em Amparo, a 130 quilômetros de São Paulo, a queijaria está nas construções originais da atividade cafeeira.
Iniciou há décadas venda de queijos frescos de porta em porta, hoje a produção é a principal atividade da propriedade dirigida pelo casal de mestres-queijeiros Rosana e Paulo Rezende.
A queijaria combina tradição e modernidade ao amadurecer suas criações originais são um verdadeiro destaque internacional, conhecida por seus queijos Tulha, de casca dura e sabor picante e frutado, e o Mogiana, que é maturado por 120 dias em tulhas, que são estruturas de taipa com boas condições térmicas, que se utilizava para armazenar grãos de café.
O queijo Tulha, que é duro, picante, frutado e levemente salgado, conquistou uma medalha de ouro no World Cheese Award 2016-17 e é um dos principais produtos da marca.

Já o queijo Mogiana passa por um período de maturação de 120 dias, apresenta uma acidez equilibrada e uma coloração alaranjada devido à adição de urucum, sendo ideal para pratos quentes.

A queijaria também tem o queijo Mantiqueira, de sabor delicado, que é oferecido em duas versões: uma com casca maturada com alecrim e outra lavada na cerveja Stout, resultando em uma textura mais cremosa.

A Atalaia produz diversos outros queijos na Fazenda o que torna uma experiência gastronômica imperdível ao visitante.

A queijaria vende sua produção de queijos aos visitantes e ainda oferece diversas outras atrações como: o tour guiado (visita histórica), degustação de queijos, café da manhã integralmente feito com produtos de origem e os visitantes podem escolher consumir na área interna ou externa ao ar livre nas mesas, bancos e cadeiras.

Há almoço com massas artesanais feitas com queijos da fazenda acompanhado de salada de folhas orgânicas da nossa horta, receitas harmonizadas, promoções de aulas e workshops.
É possível, também, visitar a fazenda numa caminhada de aproximadamente 50 minutos pela, a visita histórica guiada objetiva contextualizar a Fazenda Atalaia, uma propriedade centenária, dentro do eixo de conexão e expansão da cultura do café após o ano 1850.
É uma conexão temática entre diversos eixos relacionados a história do Brasil, como a expansão da cultura do café, a importância do transporte via ferrovia, a mão de obra escrava e posteriormente imigrante, a valorização do café no mercado internacional articulado pela política imperial durante o governo de Dom Pedro II, a cultura construtiva e arquitetônica presente na Fazenda, a preservação e educação patrimonial com o restauro da fazenda, a ressignificação econômica de propriedades históricas, por meio da exploração do gado leiteiro respeitando a célula de origem da fazenda e uma visita ao meliponário de abelhas nativas brasileiras sem ferrão.
Se você quer um passeio gastronômico de qualidade e experimentar queijos artesanais premiados incríveis nu lugar bucólico como uma fazenda antiga, essa é uma ótima opção!
Galeria de fotos da Fazenda Atalaia

















Comentários