top of page

Brasil aumenta em 6 milhões os turistas em 2024

  • Foto do escritor: Celso Negrão
    Celso Negrão
  • 10 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de fev.

O ano de 2024 se consagrou como o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. Prova disso é que o país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, um crescimento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (07.01) pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal (PF).

Avenida Paulista à noite na cidade de São Paulo, Brasil - Foto - Pinterest
Avenida Paulista à noite na cidade de São Paulo, Brasil - Foto - Pinterest

Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

 

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.


Bondinho do Pão de Açúcar na cidade do Rio Janeiro - Foto Freepik
Bondinho do Pão de Açúcar na cidade do Rio Janeiro - Foto Freepik

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) despontaram como as principais portas de entrada desses visitantes em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

 

Os “hermanos” continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país este ano.

 

Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

 

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião. Esse meio de transporte segue como o principal acesso para esses visitantes, enquanto o transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.



Fonte - Victor Marciel - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo - Governo Federal





Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page